923. BLOOD CEREMONY - THE OLD WAYS REMAIN

Quinto álbum de estúdio do Blood Ceremony, The Old Ways Remain (Rise Above Records, 2023) encerra uma longa espera de sete anos por um álbum de músicas inéditas dessa maravilhosa banda canadense de Ocult Rock/Metal. Conseguindo manter a formação dos dois últimos full lenghts, o maravilhoso The Eldritch Dark (2013) e ótimo Lord Of Misrule (2016), com as participações da vocalista/flautista/tecladista Alia O'Brien, o guitarrista Sean Kennedy, o baixista Lucas Gadke e o baterista Michael Carrillo o grupo, deu continuidade ao processo de imersão sonora no amplo e etéreo universo Rock n' Roll da década de 1960, ao trazer uma série de composições ainda mais conectadas ao psicodelismo livre e lisérgico do estilo naquele período.
Trazendo em suas letras, temáticas ligadas diretamente ao ocultismo e a literatura de ficção científica da primeira metade do século XX, Sean encontra a ponte perfeita entre o som desenvolvido pelo Blood Ceremony, ao continuar apostando em instrumentais com fortes riffs de guitarras, muitas inserções de flautas - que assumem no som da banda o papel de guitarra solo - e, a fantástica voz de Alia que amarra com brilhantismo todas as passagens e mudanças de andamento apresentados por todo o álbum.  
The OId Ways Remains também traz algo de suma importância para o futuro e a própria estrutura criativa do quarteto canadense, ao consolidar algo que já havia sido apresentado em Lord Of Misrule, com a significativa diminuição (quase ausência) dos elementos que a banda apresentava em suas músicas que os direcionava imediatamente às influências retiradas do Black Sabbath e Jethro Tull. O novo álbum concretiza a construção de um som realmente próprio dos canadenses, com músicas que se sucedem sem o ouvinte relacioná-las com algo criado diretamente por Tony Iommi ou Ian Anderson. Mesmo assim, esse passado não é completamente abandonado e, canções espetaculares como The Hellfire Club, Eugenie, Lolly Willows, The Bonfire At Belloc Coombe, Winddershins, Mossy Wood e Song Of The Morrow, cada uma com suas qualidades claras e distintas, ainda trazem algumas dessas deliciosas - mas agora de forma muito mais pontual - referências, como também de outros momentos do Rock, principalmente do final da década de 1960, como citado no início desse texto.
Lançado internacionalmente pelo selo britânico Rise Above Records, nos formatos digital, CD e vinil, temos aqui mais um grande candidato ao posto de melhor álbum de 2023. Imperdível!

Tracklist
01. The Hellfire Club
02. Ipsissimus
03. Eugenie
04. Lolly Willows
05. Powers Of Darkness
06. The Bonfires At Belloc Coombe
07. Widdershins
08. Hecate
09. Mossy Wood
10. Song Of The Morrow

Mais Blood Ceremony no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas