966. CIRITH UNGOL - DARK PARADE

Após, praticamente duas décadas completas de um grande hiato que parecia realmente um encerramento definitivo, o lendários grupo norte americano de Epic Doom Metal, Cirith Ungol, chegou ao ano de 2023 lançando mais um excelente capítulo de sua imponente discografia. Dark Parade, lançado internacionalmente pela Metal Blade Records e, no Brasil, pela Hellion Records, é o sexto full lenght do experiente quinteto, formado atualmente pelo vocalista Tim Baker, o baixista Jarvis Leatherby, o baterista Robert Garven e os guitarristas Greg Lindstrom e Jimmy Barraza.
Após a maravilhosa epopeia metálica entregue em 2020 em Forever Black, onde o Cirith Ungol conseguiu reunir quase a mesma formação do grupo formada no início da década de 1990 - sendo as exceções a entrada de Jarvis e, principalmente, o retorno do guitarrista original do grupo, o gigante Greg Lindstrom, afastado da banda desde 1982 -, e retornou ao estúdio para gravar uma sequência matadora de faixas inéditas, depois de dezenove anos do lançamento de Paradise Lost (1991). Além do álbum, os americanos montaram uma extensa agenda de apresentações ao vivo por todo o planeta, priorizando os festivais focados em bandas Old School da década de 1980, focaram também na expansão de sua discografia em lançamentos e relançamentos específicos e no trabalho de composição da sequência do disco de 2020.
Dark Parade, lançado em vinte de outubro deste ano, traz a dupla Armand Anthony e Jarvis Leatherby (ambos músicos da banda Night Demon) de volta a produção, mantendo a qualidade das composições e a coesão ao som original do lendário grupo, como feito em Forever Black. Mas diferente de seu antecessor, as músicas enraizadas no Doom Metal estão mais fortes e presentes, sendo provavelmente a maior característica desse disco. As variações apresentadas antes, com musicas mais velozes e agressivas, intercaladas com peso e algumas vezes uma pegada mais rock n' roll das guitarras de Lindstrom, extraída dos primórdios da banda no final dos anos 1970 e início da década seguinte. O novo álbum pouco transita entre essas variações, soando como um dos trabalhos mais pesados já gravados pelo quinteto e com uma das melhores atuações vocais do diferenciado Tim Baker.
Tendo entre seus melhores momentos faixas como Velocity, Sailor On The Seas Of Fate, Sacrifice e Distant Shadows, os arautos das épicas histórias de fantasia, sobretudo de Elric de Melniboné (novamente estampado na capa do disco, com mais uma arte assinada por Michael Whelan) do escritor Michael Moorcock, apresentam a seus fãs mais um grande, memorável e imperdível trabalho de estúdio. Certamente um dos melhores discos de Heavy lançados em 2023.

Tracklist
01. Velocity (S.E.P.)
02. Relentless
03. Sailor On The Seas Of Fate
04. Sacrifice
05. Looking Glass
06. Dark Parade
07. Distant Shadows
08. Down Below

Mais Cirith Ungol:

Comentários

Postagens mais visitadas