1006. BARONESS - PURPLE
Em 15 de agosto de 2012, na Alemanha durante a turnê de divulgação de seu álbum mais aclamado até o momento e apenas no mês seguinte a seu lançamento, Yellow & Green (2012), um sério acidente de trânsito envolvendo o transporte que o grupo viajava quase deu fim a sua carreira. Nove feridos após a van despencar de um viaduto de cerca de nove metros de altura, entre eles o próprio dono da banda, John Baysley - que fraturou perna e braço, passando por um longo e doloroso processo de recuperação -, e Allen Blickle e Matt Maggioni, respectivamente baterista e baixista, que sofreram fraturas mais delicadas em suas vértebras.
A decisão para seguir em frente só foi anunciada por Baysley e pelo guitarrista Pete Adams no começo do ano seguinte, 2013, e foi logo seguida do comunicado das saídas de Allen e Matt que foram substituídos em suas funções pelo baterista Sebastian Thomson e do baixista Nick Jost. A turnê do álbum só foi iniciada mais de um ano depois de seu lançamento, apresentou significativas mudanças nas composições do grupo e, foi fundamental para o processo de criação do álbum seguinte, o estupendo Purple, lançado no final de 2015 pelo selo recém criado pela própria banda, Abraxan Hymns Records.
Aclamado pela crítica e o primeiro álbum do grupo produzido por Dave Fridmann (o mesmo do álbum seguinte, Gold & Grey), Purple é, apesar de seus problemas de produção, uma sensacional viagem sensorial extraída da brilhante mente de John Baysley, onde o vocalista e companheiros encaixam o peso dos primeiros álbuns da banda, aos momentos melódicos, progressivos e mais elaborados já desnudados pelos norte americanos em seu maravilhoso trabalho anterior. Uma bela mistura de tudo já apresentado pelo Baroness em sua carreira, em uma série de músicas mais diretas, com lindas e empolgantes e melodias e, refrões que grudam imediatamente na mente, mostrando a busca dos caras por um som mais abrangente e acessível.
Maravilhas como Morningstar, Shock Me, Try To Disappear, Kerosene, Chlorine & Wine e If I Have To Wake Up (Would You Stop the Rain?), mostram que o objetivo foi muito bem alcançado. Discaço!
Tracklist
01. Morningstar
02. Shock Me
03. Try To Disappear
04. Kerosene
05. Fugue
06. Chlorine & Wine
07. The Iron Bell
08. Desperation Burns
09. If I Have To Wake Up (Would You Stop the Rain?)
10. Crossroads Of Infinity
02. Shock Me
03. Try To Disappear
04. Kerosene
05. Fugue
06. Chlorine & Wine
07. The Iron Bell
08. Desperation Burns
09. If I Have To Wake Up (Would You Stop the Rain?)
10. Crossroads Of Infinity
Mais Baroness:
Comentários