1012. MY DYING BRIDE - A MORTAL BINDING
Lançado em 2024 pela Nuclear Blasc Records, e no Brasil pela Shinigami Records no formato CD, A Mortal Biding é o décimo quinto álbum de estúdio da super banda de Death/Doom Metal My Dying Bride, atualmente formada pelos guitarristas Andrew Craighan e Neil Blanchett, o baixista Lena Abé, o baterista Dan Mullins, o tecladista/violinista Shaun MacGowan e o vocalista Aaron Stainthorpe.
Deixando mais distantes a série de problemas pessoais e profissionais que assolaram a banda, sobretudo seu vocalista, nos últimos anos, o My Dying Bride, já adaptado a seu novo selo e a sua nova formação com dois guitarristas - com a entrada de Neil no lugar de Calvin Robertshaw e o retorno de Dan Mullins que havia saído da banda em 2012, após um período de cinco anos nela -, chega a gravação de mais um capítulo de sua extensa discografia.
Produzido mais uma vez pelo competente Mark Mynett, que já havia trabalho com os caras no full lenght anterior, The Ghost Of Orion (2020) e em Macabre Cabaret (2023), que inclusive teve, recentemente, seu lançamento anunciado por aqui, A Mortal Binding traz mais uma vez algumas das características que mais me chamaram atenção no som do My Dying Bride (pelo menos a partir de onde os conheci), que é a facilidade em transitar sublimemente entre estilos distintos. Vocais guturais e desesperados se mesclam perfeitamente aos arrastados e pesados riffs característicos do doom metal, culminando em melodias super melancólicas, construídas a das guitarras de Craighan e Blanchett e, do violino e teclados construídos por Shaun MacGowan, que mergulham as músicas em atmosferas góticas, belas e irresistíveis, perfeitas para os tons mais limpos e calmos do gigante Stainthorpe.
As variações presentes em praticamente todas as faixas do álbum, sobretudo em canções como Her Dominion, Thornwyck Hymn, Unthroned Creed e The Apocalyptist transformam A Mortal Bindind em uma emocionante, mas ao mesmo tempo sombria e brutal jornada que merece ser apreciada com a devida atenção. Um álbum bastante forte, denso e cheio de camadas que apresentam um My Dying Bride que, sinceramente, não sei se agrada totalmente seus fãs mais antigos. Como não me incluo entre esses, resta aproveitar (muito) e torcer para que venham outros.
Tracklist
01. Her Dominion (Her Throat Labours At The Work Of Felate)
02. Thornwyck Hymn (A Choir Of Sorry Girls)
03. The 2nd Of Three Bells (Even Time Wishes You Were Here)
04. Unthroned Creed (Filled With Beautiful Blood)
05. The Apocalyptist (He Did Not Weep For Me)
06. A Starving Heart (Beyond The Rim Of Sky)
07. Crushed Embers (A Voice Full Of Tears)
Mais My Dying Bride:
Comentários