1042. DEEP PURPLE - = 1
Com uma carreira de mais de cinquenta anos (já chegando nos sessenta), ótimas e lendárias formações, mais de duas dezenas de álbuns em estúdio gravados e outra porção enorme de registros ao vivo lançados, o Deep Purple continua firme e forte, chegando à sua nona formação (MKIX) e trazendo em 2024 seu vigésimo terceiro disco de estúdio, intitulado como = 1. O material vem para fortalecer, ainda mais, uma excelente fase do grupo que teve início lá no ano de 2013, quando os britânicos se uniram ao produtor Bob Ezrin e lançaram o ótimo Now What?! - de lá para cá, já são cinco álbuns consecutivos gravados sob a direção do icônico produtor canadense.
Mantendo sua formação com Ian Gillan nos vocais, Roger Glober no baixo, Ian Pace na bateria, Don Airey nos teclados e Steve Morse nas guitarras intacta desde 2002, o Deep Purple anunciou, em meados de 2022, que Morse daria um tempo da banda para cuidar de sua esposa, que passava por tratamento contra um câncer. Para cumprir a agenda de shows marcados, foi chamado o desconhecido (mas experiente) guitarrista irlandês Simon McBride que já era conhecido de Don Airey, tendo participado de alguns turnês de álbuns da carreira solo do tecladista.
Além de ter gostado bastante do trabalho de McBride - que vem tendo grande destaque e tem recebido muitos elogios por suas atuações nos palcos com o Purple -, fui surpreendido pelo enorme destaque dados a seus riffs, melodias e solos dentro de =1, algo que eu sempre senti bastante falta em toda a fase de Steve Morse na banda. Mas esse destaque a seis cordas não acontece em detrimento a nenhum outro instrumento, todos estão lá, fortemente presentes e brilhando, como sempre, pela qualidade, precisão e a ausência de exageros e preciosismos virtuosos. O equilíbrio é uma das grandes marcas dessa atual fase do Purple (mais um mérido do excelente trabalho de Bob Ezrin!) e isso favorece bastante a atuação de Ian Gillan que, aos 79 anos de idade, consegue desfilar lindamente pelo álbum, em todos os seus momentos, seja nas faixas mais pesadas como Show Me, Pictures Of You e Bleeding Obvious, até nas maravilhosas baladas If I Were You e I'll Catch You.
Lançado internacionalmente pela e.a.r.MUSIC/Edel AG, = 1 chegou ao Brasil, no formato CD, licenciado pela Valhall Music/Sound City Records. Destaque para o encarte com imagens que, de certa forma, explicam um pouco do conceito do álbum e de seu título, onde em um mundo cada vez mais complexo e diverso, no fim tudo se restringiria a uma única essência ou, =1.
Tracklist
01. Show Me
02. A Bit On The Side
03. Sharp Shooter
04. Portable Door
05. Old-Fangled Thing
06. If I Were You
07. Pictures Of You
08. I'm Saying Nothin'
09. Lazy Sod
10. Now You're Talkin'
11. No Money To Burn
12. I'll Catch You
13. Bleeding Obvious
Mais Deep Purple:
Comentários