465. JUDAS PRIEST - SAD WINGS OF DESTINY

Para muitos fãs do Judas Priest, Sad Wings Of Destiny (1976) é o real álbum de estréia da banda de Heavy Metal britânica formada pelos "metal gods" Rob Halford, Glenn Tipton, K.K. Downing, Ian Hill e o baterista convidado Alan Moore. Sucessor do primeiro disco do grupo, Rocka Rolla - que apresenta facetas bem mais ligadas ao Blues/Classic Rock -, o “disco do anjo” traz pela primeira vez, de fato, o Heavy Metal Tradicional que tornou-se característico ao som da banda em sua primeira década. 
Para melhor uso de termos comparativos, Sad Wings Of Destiny não distoa completamente de Rocka Rolla, e traz em várias de suas faixas, pequenos momentos do citado classic rock ou passagens que lembram e mostram uma clara evolução em relação a seu primeiro disco. Em Sad Wings, a banda claramente opta por afundar o pé no acelerador injetando muito mais peso, sensacionais riffs, licks e solos nas guitarras de Glenn e K.K. e, a totalmente absurda atuação vocal de Rob Halford (um dos vocalistas absolutos do estilo, em todos os tempos) com músicas que se tornaram clássicos do Metal e que são tocadas até hoje nos shows da banda como Victim Of Changes, The Ripper, Dreamer Deceiver (de cara, três das melhores músicas já gravadas pelo grupo), Tyrant e outras um pouco menos celebradas, mas não menos perfeitas, como Genocide e Island Of Domination. Para esse que aqui vos escreve, era mais um advento para o que hoje chamamos de Heavy Metal, pois até então, existia peso, velocidade e técnica, mas nada como o que o Judas Priest apresentava naquele momento.
Acervo Particular Vladimir Sousa, 18/06/2019
Sad Wings Of Destiny é o nosso álbum preferido dentro da brilhante carreira do Judas Priest  e um dos melhores de toda História do Rock N' Roll e suas derivação. O tenho na coleção em duas versões e formatos. Em CD, a edição importada (e pelada) lançada pela gravadora norte americana Koch Records ano 2000. E a ultima edição em LP, lançada selo Back On Black Records, em vinil preto, 180gr, com áudio remasterizado e espetacular capa gatefold contendo as letras das músicas em seu interior. Infelizmente existe um pequeno defeito nessa prensagem ao final do lado A, como se os responsáveis estivessem tão encantados com o que estavam ouvindo que esqueceram de apertar o botão para separa Prelude de Tyrant, primeira faixa do outro lado. Um pequeno detalhe que, para mim, não traz nenhuma consequência relevante, mas vale como curiosidade.

Tracklist
Side A
01. Victim Of Changes
02. The Ripper
03. Dreamer Deceiver
04. Deceiver
05. Prelude
Side B
06. Tyrant
07. Genocide
08. Epitaph
09. Island Of Domination

Mais Judas Priest no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas