671. RIOT - ROCK WORLD (RARE & UNRELEASED 87-95)

A apresentação através de uma capa futurista - que remete muito mais a games do que propriamente a música -  pode até assustar e/ou incomodar muitos dos fãs mais tradicionais do Riot mas, na realidade, ela veio da tentativa do artista plástico alemão Jan Meininghaus (que já desenhou capas de bandas com Brainstorm, Stormwitch, U.D.O. e Kreator) de atualizar uma das mais icônicas artes de álbuns do Riot, estamos falando do clássico Thundersteel  de 1988, provavelmente o maior sucesso comercial e mais importante capítulo da maravilhosa e diversa discografia do grupo do saudoso Mark Reale. 
Apesar do resultado controverso, já que esse excesso de computação gráfica nada tem a ver com o som clássico dos norte americanos, a coletânea Rock World Rare & Unreleased 87-95, traz uma nova leva de materiais inéditos da fase do vocalista Tony Moore,  encontrados nos arquivos de Reale e que foram muito bem selecionados e separados através de um árduo trabalho realizado pelo produtor Giles Lavery durante todo o ano de 2016. A restauração de parte desse material e a masterização, feita por Patrick W Engel, atual midas da música pesada underground e responsável pelo conhecido estúdio Temple Of Disharmony, levou o triplo de tempo até estar pronto e ser lançado internacionalmente, no início de 2020, pela Metal Blade Records.
Abrindo o álbum com Rockworld Theme, uma animada vinheta gravada pela banda para um programa do final dos anos 1970 e que acabou dando nome a essa compilação, temos aqui como resultado geral do trabalho, um material totalmente obrigatório para os fãs do Riot e que não convergem, mas somam, a tudo que está sendo apresentado na série de compilações lançadas em CD e LP pela High Roller Records desde 2018 (os Riot Archives, que em novembro de 2020 terá lançada seu quinto volume). Rock World é composto basicamente de sobras de estúdios como Sylvia e Good Lovin das seções de Nightbreaker (1993), materiais inacabados ou idéias iniciais de canções; versões alternativas de clássicos como Bloodstreets e Buried Alive; demos de canções incríveis como Medicine Man, Magic Maker e Faded Hero cantadas originalmente por Tony, mas só lançadas posteriormente com Mike Dimeo; além, da verdadeira cereja do bolo, com a inclusão das lendárias sessões de gravações de Harry Concklin (Jag Panzer) com Mark Reale - quando o vocalista fez testes para assumir os vocais da banda -, resultando em versões matadoras para Medicine ManMagic Maker, e martelaram na cabeça desse que vos escreve, provavelmente o maior "E se..." de toda a história do Riot.
Licenciado no Brasil pela Hellion Records, o CD chega aqui embalado pelo cada vez mais tradicional slipcase e caixa acrílica, encarte poster com todas as letras das músicas e informações específicas sobre cada uma das composições, além de belas imagens do período. Rock World é mais uma importante parte do gigantesco (tanto por qualidade como por quantidade) legado deixado pelo insubstituível Mark Reale e seu maravilhoso Riot. Imperdível!

Tracklist
01. Rockworld Theme 
02. Bloodstreets (Alternate Version) 
03. Buried Alive (Tell Tale Heart) [Alternate Version] 
04. Runaway (Instrumental Early Idea Demo) 
05. Killer (Tony Moore Vocals) 
06. Maryanne (Rough Mix) 
07. Medicine Man (Tony Moore Vocals) 
08. Magic Maker (Tony Moore Vocals) 
09. Faded Hero (Tony Moore Vocals) 
10. Sylvia (Outtake) 
11. Good Lovin (Outtake) 
12. Creep (Instrumental Outtake) 
13. Instrumental 1994 (Brethren Outtake) 
14. Medicine Man (Tyrant Sessions) 
15. Magic Maker (Tyrant Sessions)

Mais Riot no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas