742. JUDAS PRIEST - ROCKA ROLLA
Se pegarmos a trajetória inicial das bandas que, posteriormente, seriam reconhecidas como a tríade de ferro do Heavy Metal britânico, Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden - respeitando aqui apenas uma ordem cronológica ao citá-las -, sem dúvidas o Judas foi a banda que teve o início menos badalado e distante do estilo que a consagrou, o Heavy Metal.
Formado em 1970 na cidade de Birmingham (também berço do Black Sabbath) pelo baixista Ian Hill e pelo guitarrista KK Downing, o Judas Priest passou por diversas mudanças em sua formação até estabilizar-se com as entradas do baterista John Hinch, do vocalista Rob Halford em 1973 e do guitarrista Glenn Tipton no ano seguinte. Depois de enfrentar o dilema maior da maioria das bandas em seu início, o financeiro, a banda conseguiu fechar seu primeiro contrato profissional, possibilitando a gravação de seus dois primeiros álbuns de estúdio. Fechados com a pequena gravadora Gull Records (que até hoje traz dores de cabeça ao grupo que não possui os direitos desses discos devido a um acordo feito entre as partes para livrar-se desse contrato) e tendo na produção o também britânico Rodger Bain, que havia produzido no início do anos 1970 os três primeiros álbuns do Black Sabbath e dos dois primeiros do Budgie, o Judas Priest gravou e lançou em 1974 seu debbut album, Rocka Rolla.
Praticamente desconhecido (ou ignorado) dentro da discografia da banda, Rocka Rolla apresenta uma sonoridade completamente distinta ao que consagrou o grupo a partir do final de sua década. Trazendo canções mais centradas no Hard Rock e Classic Rock dos anos 1970, mas já apresentando as linhas de guitarras duplas, pesadas, melódicas e mais trabalhadas que seriam aperfeiçoadas e tornariam-se icônicas para o Judas Priest e, os indefectíveis e ultra potentes vocais de Halford. De produção muito tensa e com várias interferências que incluiram cortes e mudanças severas nas escolhas das músicas que o comporiam (Victim Of Changes e Tyrant, por exemplo, deveriam ser parte desse disco, mas só entraram em seu sucessor, Sad Wings Of Destiny), além das execuções e gravações de algumas de suas faixas, o álbum, mesmo assim, muito acima da média e possui momentos icônicos em sua abertura com as empolgantes One For The Road, seguida de sua ótima faixa título e, por fim, a maravilhosa balada Run Of The Mill.
Lançado recentemente em CD no Brasil, pela Hellion Records, em licenciamento direto da Gull Records, Rocka Rolla recebe no Brasil uma ótima edição, com farto encarte contendo reproduções de várias imagens da época e texto sobre o disco e início da banda escrito por Andreas "Neudi" Neuderth (baterista que já tocou no Manilla Road, Jameson Raid e Roxxcalibur), audio remasterizado e, como bônus, uma primeira versão de Diamonds And Rust, cover de Joan Baez que depois comporia o repertório de Sin After Sin, terceiro álbum de estúdio do grupo lançado em 1977. Excelente oportunidade de completar a coleção dos deuses do Metal britânico eaprofundar-se na história do estilo.
Tracklist
01. One For The Road
02. Rocka Rolla
03. Winter
04. Deep Freeze
05. Winter Retreat
06. Cheater
07. Never Satisfied
08. Run Of The Mill
09. Dying To Meet You
10. Caviar And Meths - instrumental
Bonus Track
11. Diamonds And Rust (Joan Baez cover)
Mais Judas Priest no Sonorizando:
Álbum Completo
Comentários