976. JUDAS PRIEST - STAINED CLASS

Lançado em fevereiro de 1978, pela Columbia Records, Stained Class foi o quarto álbum de estúdio da banda de Heavy Metal britânica Judas Priest. Sucessor do maravilhoso Sin After Sin, o álbum mostra a consolidação do Heavy Metal dentro da estrutura sonora do quinteto, então formado pelo vocalista Rob Halford, o baixista Ian Hill, os guitarristas K.K. Downing e Glenn Timpton e o baterista Les Binks, em sua estréia.
Quando Stained Class foi lançado, é difícil apontar algum outro álbum que soasse tão "metálico" e completo levando-se em conta o estilo Heavy Metal, quanto ele. Pesado, agressivo e melódico em um equilíbrio absurdamente perfeitos, em níveis que até então desconheço (o Sabbath já tinha uma produção muito mais pesada e o Motörhead pode até ter soado mais acelerado e despojado em sua estreia em 1977), o disco esfrega na cara de quem discorda, o porque do Judas Priest ser facilmente considerado um dos criadores do Heavy Metal tradicional como conhecemos. Fundamental para os começos de bandas gigantes como Saxon e Iron Maiden e, provavelmente, definidores para a mudança de chave ocorrida no começo dos anos 1980, tanto dentro da New Wave Of British Heavy Metal, quanto em outros países europeus como Suécia e Alemanha e fora do continente, do outro lado do Oceano Atlântico, os Estados Unidos.
Disparando uma introdução insana com Exciter e praticamente enfileirando uma série de maravilhas entupidas de riffs que tornaram-se icônicos para o próprio Heavy Metal, e linhas vocais absurdas do cada vez mais incrível Rob Halford, como White Heat, Red Hot, a faixa título, Invader, Saints In Hell, Savage e a atemporal obra prima Beyond The Realms Of Death, praticamente sem margens para respiros e descansos, o Judas Priest estabeleceu com Stained Class uma altura altíssima para seu sarrafo criativo que, só seria novamente alcançada no início da década de 1980 quando conseguiu emplacar mais uma absurda sequência de full lenghts que, apesar de não ser tão boa em qualidade (e existem muitas controvérsias em relação a isso), comercialmente, obteve muito sucesso e levou a banda a cruzar o oceano, tornando-a a gigante que é hoje

Tracklist
01Exciter
02. White Heat, Red Hot
03. Better By You, Better Than Me (Spooky Tooth cover)
04. Stained Class
05. Invader
06. Saints In Hell
07. Savage
08. Beyond The Realms of Death
09. Heroes End
10. Fire Burns Below
11. Better By You, Better Than Me (live)


Mais Judas Priest:

Comentários

Postagens mais visitadas